RESUMO: As doenças autoimunes são condições em que o sistema imunológico do indivíduo, de forma equivocada, ataca tecidos saudáveis do próprio corpo. Apesar dos avanços científicos, as causas que levam ao desenvolvimento dessas doenças ainda não são totalmente compreendidas, e, até o momento, não há cura conhecida.
Atualmente, existem cerca de 80 variações de doenças autoimunes no mundo, dentre elas: diabetes tipo 1, esclerose múltipla, artrite reumatóide e lúpus. No Brasil, aproximadamente 13 milhões de pessoas convivem com algumas dessas condições. No entanto, estima-se que esse número seja significativamente maior devido à falta de acesso que os pacientes enfrentam para consultar com algum especialista, que muitas vezes resulta em diagnósticos tardios ou ausentes, excluindo muitos casos das estatísticas oficiais.
Por este motivo o projeto tem como objetivo centralizar, em um único local, todas as especialidades médicas e tratamentos complementares necessários para oferecer aos pacientes um atendimento completo e integral, voltado ao controle dos sintomas e à melhoria da qualidade de vida. O conceito foi desenvolvido com o propósito de integrar a natureza ao ambiente construído, criando a conexão visual e física dos usuários com o paisagismo. Essa abordagem visa proporcionar uma experiência agradável durante a permanência no centro, promovendo uma sensação de bem-estar que pode, inclusive, contribuir para o conforto emocional dos pacientes durante os procedimentos e tratamentos.
O Centro conta com diversas especialidades, que abrangem as principais doenças autoimunes, além disso, o projeto prevê, o atendimento da farmácia especial, espaços dedicados a fisioterapia e hidroterapia e uma clínica de infusão medicamentosa, para pacientes com sintomas mais avançados. Além disso, o projeto contempla iniciativas para ampliar o conhecimento público sobre essas doenças e promover avanços científicos, com um pequeno auditório para palestras e eventos e um centro de pesquisa com laboratórios de análises clínicas e patológicas, ensaios clínicos e estudos voltados para a descoberta de novas terapias, métodos de tratamento e, especificamente, da cura.
Por fim, este projeto busca demonstrar como a arquitetura pode desempenhar um papel fundamental na promoção de saúde e bem-estar, criando espaços que impactam positivamente a vida das pessoas.
Orientador: Antônio Kovalesk