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5 de fevereiro de 2020

RESUMO: A alfaiataria nem sempre foi popular entre as mulheres, visto que elas não tinham liberdade de vestir-se como queriam (ROCHA, 2009). Com a evolução da história e do vestuário, a crescente expansão das lutas pelos direitos das mulheres também foi refletida nas roupas, caracterizando modelagens mais largas e confortáveis, evoluindo ininterruptamente e caracterizando o estilo boho, sob diversas influências (LISBOA, 2015). Analisando o mercado de trajes de noivas atual, em específico, da região de Curitiba, este projeto mostra um levantamento de dados, por intermédio de pesquisas aplicadas a 157 mulheres e 19 principais comércios especializados neste ramo. A partir das informações obtidas pelas pesquisas, fez-se um estudo para a criação de uma coleção em alfaiataria para noivas inspirada no estilo boho, onde foi utilizada a técnica de upcycling em parte das peças, por meio do reaproveitamento de materiais que seriam descartados. O fundamento do projeto manifestou-se mediante pesquisas qualitativas, em que se percebeu a ausência de variedade de roupas além do vestido e que também agradassem especificamente mulheres homossexuais, que concomitantemente não usariam vestidos para se casar e acabam usando trajes do universo masculino.

Orientadora: Eunice Lopez Valente

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