TCC Online

Menu
8 de abril de 2021

RESUMO: A síndrome de Down (SD) possui três formas possíveis: trissomia livre ou simples, translocação e mosaicismo. A primeira forma é consideravelmente mais prevalente e, por isso, a SD também é reconhecida como trissomia do cromossomo 21. Apesar de ser bastante estudada quanto causa de deficiência intelectual, poucos estudos têm investigado esses pacientes sob a perspectiva da neuropsicologia clínica. Por isso, o objetivo do presente trabalho foi analisar e estruturar um perfil neuropsicológico de crianças com SD, ampliando o tradicional foco exclusivo em testes de inteligência também foram avaliadas funções como memória, linguagem, atenção e funções executivas. Para isto, foi realizado um estudo com delineamento misto, tanto com caráter quase-experimental de comparação de grupos, quanto através de estudo de casos múltiplos. Foram avaliadas 20 crianças, sendo o grupo clínico composto por 10 crianças com SD e o grupo controle composto por 10 crianças sem SD. O estudo ocorreu através da aplicação de uma bateria constituída por testes psicométricos, protocolos e tarefas como: Escala de Inteligência Wechsler Abreviada (WASI); Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA); Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RALVT); Five-Point Test e Teste de Fluência Verbal (FV). Os resultados indicaram que, quando analisados em grupo, os participantes com SD apresentam desempenho significativamente inferior ao grupo controle em todas as funções avaliadas. No entanto, por meio da análise dos casos, observou-se que a frequência de déficits não é uniforme no grupo SD, sendo que, em alguns participantes não foram registrados prejuízos de memória e de atenção. A apresentação desses resultados indicou que, sob o prisma da neuropsicologia, foi possível uma melhor compreensão em torno das potencialidades e defasagens no desenvolvimento das crianças com SD. Essa abordagem se mostra útil para uma estruturação mais adequada de métodos de tratamento e estimulação.

ABSTRACT: Down syndrome (DS) has three possible forms: free or simple trisomy, translocation, and mosaicism. DS is also recognized as trisomy of chromosome 21 because the incidence rate of the first form is higher than the others. Despite being well studied as a cause of intellectual disability, few studies have investigated SD from the perspective of clinical neuropsychology. Therefore, the objective of the present study was to analyze and structure a neuropsychological profile of children with DS, extending the traditional focus exclusively on intelligence tests. In this sense, memory, language, attention and executive functions were also evaluated. For this, a study with a mixed design, with quasi-experimental character of comparison of groups, and through a multiple case study was carried out. Twenty children were evaluated, and the clinical group was composed of 10 children with SD and the control group composed of 10 children without SD. The study was performed through the application of a battery consisting of psychometric tests, protocols and tasks such as: Wechsler Abridged Intelligence Scale (WASI); Psychological Battery for Attention Evaluation (BPA); Rey’s Auditory-Verbal Learning Test (RALVT); Five-Point Test and Verbal Fluency Test (VF). The results indicated that, when analyzed in a group, the participants with SD present a significantly inferior performance to the control group in all the evaluated functions. However, through the analysis of the cases, it was observed that the frequency of deficits is not uniform in the SD group, and in some participants there were no memory and attention losses. The presentation of these results indicated that, under the prism of neuropsychology, it was possible to better understand the potentialities and lags in the development of children with DS. This approach is useful for better structuring treatment and stimulation methods.

Orientador: Murilo Ricardo Zibetti

Tags:, , , , ,