TCC On-line Direito - Bacharelado,Jurídicas NEUROMARKETING: A VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR E A LIBERDADE DE ESCOLHA

NEUROMARKETING: A VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR E A LIBERDADE DE ESCOLHA

RESUMO: O presente estudo tem por objetivo analisar e entender o comportamento humano frente ao marketing, mais especificamente do neuromarketing, e analisar a vulnerabilidade do consumidor e até onde é possível se ter uma real liberdade de escolha diante de mecanismos que influenciam a tomada de decisão.
O cérebro humano ainda é considerado um mistério para a humanidade. Isto se deve ao fato de que nem todos os processos que ocorrem em seu interior são conhecidos, o que intriga muitos pesquisadores e desperta curiosidade. O propósito do trabalho é estudar as alterações neurobiológicas que ocorrem no cérebro humano quando é exposto a uma marca, propaganda ou outra estratégia de marketing, objetivando entender o que faz o consumidor comprar um produto ou preferir uma marca.
Esses processos neurobiológicos atuam no inconsciente humano, que é a parte do cérebro responsável pelas decisões repentinas, ou seja, o consumidor não perde tempo analisando quais as melhores escolhas a se fazer. Portanto, o indivíduo é induzido a preferir certa marca por vezes acompanhada de ótimas propagandas, ficando vulnerável e sem a possibilidade de escolher livremente.
Também serão analisados os direitos básicos do consumidor para estabelecer um parâmetro de como será possível se proteger de práticas abusivas desenvolvidas pelo fornecedor, considerado o polo mais forte da relação de consumo, por esse motivo é que a Lei 8.078/90 estabelece proteção especial ao consumidor que é evidentemente o elo mais fraco da relação.
Para a elaboração desse estudo, foi necessária a revisão bibliográfica, que consistiu em pesquisa em obras, artigos, revistas, sites e demais fontes necessárias para o seu desenvolvimento, utilizando-se do método dedutivo que parte de uma premissa geral em direção à outra, particular.

Orientador: Roberto Siquinel

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