TCC On-line Historia - Bacharelado  O MERCADO DAS CIDADES  A IMAGEM DO PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA NOS PERIODICOS ISTOE E EXAME VIP EM 1992

 O MERCADO DAS CIDADES  A IMAGEM DO PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA NOS PERIODICOS ISTOE E EXAME VIP EM 1992

RESUMO: Em 1992, Curitiba se destacou nacionalmente e internacionalmente no cenário do planejamento urbano, devido às ações administrativas da terceira gestão de Jaime Lerner como prefeito de Curitiba. A partir das propostas implantadas pela prefeitura da capital paranaense, a cidade começou a ser reconhecida em eventos e premiações mundiais sobre urbanismo, fato que levou a publicação de matérias sobre a condição de “cidade-modelo” para Curitiba, como visto na pesquisa nos periódicos IstoÉ e Exame VIP. O intuito da pesquisa é analisar o city-marketing realizado no município durante esse período, estratégia de divulgação realizada pela gestão de Lerner e que atraiu grupos empresariais para Curitiba. Para contribuir com as análises metodológicas sobre o discurso imposto nos periódicos selecionados, será de contribuição por parte dos estudos de Eni Orlandi, o geógrafo David Harvey norteará a pesquisa sobre o sistema neoliberal e o seu uso dos espaços urbanos, e por fim, para o estudo do city-marketing, a urbanista Fernanda Sánchez contribuirá com a sua pesquisa sobre a publicidade urbana efetuada na cidade.
Palavras-chave: História das Cidades, Curitiba, City-marketing.

Orientadora: Valéria Pilão

Related Post