O jogo de computador Sid Meier’s Civilization V- Brave New World se constitui a partir do desenvolvimento de uma civilização. Começando aproximadamente no ano 4.000 A.C, o jogador obtém apenas uma simples unidade que representa um imigrante, e logo escolhe onde fundar sua primeira cidade. Criada a cidade pioneira, o jogador passa a ter controle de aspectos econômicos, políticos, culturais, sociais, militares e religiosos da civilização, fundando mais cidades, explorando lugares, declarando guerras ou construindo edificações. O objetivo do jogo é simples: desenvolver uma civilização que domine outras, a partir dos tipos de vitória possibilitados pelo jogo (cultural, militar, cientifica e diplomática). Um jogo pode destoar da realidade por meio da abstração, visto que possui regras próprias, sendo possível, através dele, criar um mundo inteiramente novo, ou simular, de acordo com intencionalidades, aspectos do mundo real. Nesse quesito, Brave New World tem como uma de suas ambições, retratar como plano de fundo para as mecânicas de jogo, a “História da Humanidade”, ou seja, é criado no jogo um mundo abstrato, através de uma ambientação baseada em fatores reais. A partir disso, configuram-se também interpretações únicas da História, que são condizentes com os objetivos do jogo e a maneira pela qual o título retrata aspectos das civilizações disponíveis para a escolha do jogador. Neste título, o Brasil é tido como uma das civilizações que são representadas pelo jogo como uma possibilidade de escolha. Para isso, foram selecionados recortes da História do Brasil, que em conjunto com as regras do jogo, a maneira com a qual o jogador encara as nuances do jogo, e outros conceitos históricos padronizados e disponibilizados em uma proposta singular para todas as civilizações, estabelecem uma interpretação e uma representação particular do povo brasileiro. Logo, se configura como objetivo desta análise, refletir de que maneira o jogo seleciona e configura representações históricas e como o Brasil é retratado diante do olhar do jogo, visto que Brave New World é um título norte americano. A partir dos resultados desse trabalho, é possível indicar que o Brasil, assim como as demais culturas presentes no jogo, é representado de uma maneira singularizada, encaixando-se nas prioridades de entretenimento do jogo e em visões de mundo tradicionais e ocidentalizadas.
Palavras-chave: Brasil, Brave New World, Civilization V, Jogo, Representações.
ABSTRACT: The pc-game Sid Meier’s Civilization V – Brave New World is about the development of a civilization. Beginning approximately in the year 4,000 BC, the player obtains only a simple unit representing an immigrant, then chooses where to found it’s first city. After the city’s creation, the player now has control of economic, political, cultural, social, military and religious aspects of the civilization, founding more cities, exploring places, declaring wars or constructing buildings. The goal of the game is simple: to develop a civilization that dominates others, within the types of victory possible in the game (cultural, military, scientific and diplomatic). A game can disrupt reality through abstraction, since it has its own rules, and creates possibilities to make an entirely new world, or to simulate, according to it’s intentionalities, aspects of the real world. In this regard, Brave New World has as one of its ambitions, the use of the “History of the Humanity” as background for the game mechanics, therefore, the game provides an abstract world that is created thru real world inspiration. Unique interpretations of History are also configured, which are consistent with the objectives of the game and the way in which the title portrays aspects of the civilizations available for the player’s choice. In this title, Brazil is considered as one of the civilizations that are represented by the game as a possibility of choice. In order to do this, the creators of the game selected clippings from the History of Brazil, that, when related to the rules of the game – the way in which the player looks at the nuances of the game, and other historical concepts standardized and made available in a singular proposal for all civilizations – establish a interpretation and a particular representation of the Brazilian people. Therefore, it is the purpose of this analysis to reflect how the game selects and configures historical representations and how Brazil is portrayed in the face of the game, since Brave New World is a North American title. From the results of this work, it is possible to indicate that Brazilians, as well as other cultures present in the game, are represented in a singular way, fitting into the game’s entertaining priorities and into traditional and westernized points of view.
Key-words: Brazil, Brave New World, Civilization V, Game, Representations.
Orientador: Luiz Carlos Sereza