TCC On-line Psicologia - Bacharelado A ÉTICA E A DEONTOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGAS E PSICÓLOGOS

A ÉTICA E A DEONTOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGAS E PSICÓLOGOS

RESUMO: O presente estudo buscou verificar a compreensão que as(os) alunas(os) do curso de Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná têm sobre a Importância do Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP) e dos Direitos Humanos na sua formação, seu comprometimento ético e seu entendimento do dever deontológico no exercício da profissão. As autoras ainda questionam em que momento e de que maneira o compromisso ético
deontológico é internalizado e assumido pela psicóloga(o) em formação. A pesquisa foi qualitativa e o método escolhido para coleta de dados foi a entrevista episódica. Os dados resultantes das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Concluiu-se que muitas(os) as(os) alunas(os) não apresentam profundidade suficiente no entendimento
sobre a legislação da profissão ou da ética na prática do exercício profissional da Psicologia. Também foi possível perceber a importância do Professor na transmissão desta disciplina que deve transcender a exposição conceitual do Código de Ética, deve propiciar aos as(os) alunas(os) uma visão crítica e reflexiva sobre a importância do fazer ético na sua prática e das implicações da falta ética para a categoria, para a Psicologia e para a sociedade. Conclui-se ainda que as respostas mais consistentes foram dadas pelas(os) alunas(os) que cursaram a disciplina na forma presencial quando comparada à modalidade EAD (ensino à distância) e também daquelas(es) que já experienciaram a prática dos estágios. Como contribuição desta
pesquisa, deixa-se a sugestão da criação do Código de Ética do Aluno de Psicologia, buscando criar a identidade profissional e o compromisso ético desde a formação. Este grupo de pesquisadoras também acredita que o conteúdo da disciplina de ética deve estar presente de forma transversal durante toda a formação, podendo integrar as justificativas dos trabalhos
acadêmicos na interlocução entre a demanda temática dos trabalhos com a legislação da profissão, desde o primeiro até o décimo período do curso.

Orientadora: Sandra C. M. Mosello

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