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6 de abril de 2021

RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo conhecer as interações, conceituadas como práticas de envolvimento conjunto entre crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e seus pais (ou outros responsáveis). Participaram do estudo 5 crianças do Ensino Fundamental de uma escola municipal e de ensino integral, localizada no litoral do Paraná e pretendeu-se com esse trabalho colaborar com estudos que procuram compreender o papel que o contexto social familiar desempenha na aprendizagem e no desenvolvimento de crianças que apresentam
dificuldades no processo de aprender. O desenho metodológico enquadra-se dentro dos estudos qualitativos exploratórios interpretativistas, a partir da perspectiva da Psicologia Histórico Cultural. A coleta de dados ocorreu em seis diferente etapas (1. Reunião com equipe pedagógica; 2. Reunião explicativa com os pais; 3. Dinâmica de interação; 4. Entrevistas com
crianças; 5. Entrevista com os pais; 6. Dinâmica pais e filhos) e utilizou ferramentas como entrevistas abertas e semiestruturadas, assim como observação participante. Os alunos participantes foram identificados pelo corpo docente da escola como apresentando dificuldades de aprendizagem e de acompanhamento dos conteúdos escolares. Os dados obtidos foram analisados dentro da metodologia de análise de conteúdo, de Bardin (2011),
onde as práticas discursivas e observáveis foram divididos em quatro categorias (1. Relacionadas ao lazer; 2. Relacionadas aos estudos; 3. Relacionadas a ausência ou delegação ao outro; 4. Relacionadas ao autoconceito). Os resultados obtidos indicaram que quatro
crianças estão submetidas a práticas cotidianas com pouco envolvimento conjunto com seus pais e responsáveis. Os resultados ressaltam a importância do contexto social em que o desenvolvimento ocorre e indicam que a qualidade das interações entre crianças e seus pais ou responsáveis afetam diretamente o trabalho pedagógico escolar, favorecendo ou dificultando o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

ABSTRACT: The following work aims to present the interactions, known as the joint involvement practices, between children with learning difficulties and their parents (or others responsible). Five children that attend to an elementary public school, on the coast of Parana State, participated on this research This essay intends to collaborate to researches about the importance of a social and familiar context in the learning process and also how does it affect children with learning difficulties development. The methodological design fit in a qualitative, exploratory and interpretative study based on the perspective of Sociohistorical Psychology. The data collection occurred in six different steps (1.Pedagogical meeting;
2.Explanatory meeting; 3.Interactive dynamics; 4.Children’s interview; 5. Parent’s interview; Parent and children dynamic) and followed the open-ended and semi structured interviews model, as well as participant observation. The participant students were indicated by the school members, showing learning difficulties. The collected data were analyzed by the method of content analysis, by Bardain (2011), where the observed and discussed practices were categorized in leisure (1); studies (2); parenting absences (3) and self concept (4). The results indicated that four of the students are submitted on daily practices with little joint involvement by their parents or responsible. The results highlight the importance of the social context where the development occurs and it also indicate that the quality of the interpretations, between the children and their parents, can affect directly the pedagogical work at school, favoring or hampering the learning process of the students.

Orientadora: Denise de Camargo

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