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15 de abril de 2021

RESUMO: O objetivo geral dessa pesquisa foi descrever o nível de burnout e estresse em docentes de graduação e de mestrado/doutorado de uma instituição de ensino superior do sul do Brasil. Para tanto, elegeu-se como objetivos específicos: comparar o nível de estresse e burnout de docentes de graduação e do mestrado; e analisar os preditores de estresse e burnout. A pesquisa foi realizada com 61 docentes de uma universidade particular, sendo 33 docentes dos cursos de graduação e 28 docentes do mestrado, de ambos os sexos. O questionário aplicado continha questões sobre: dados sociodemográficos, prática de atividade física, atividades de lazer, histórico de doenças e gravidade, histórico de doenças na família, uso de edicamentos. Também foram aplicados o Inventário de Burnout de Maslach (MBI) e o Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp (ISSL). Os dados foram analisados utilizando-se estatística descritiva e estatística inferencial, através dos testes de diferenças de média (Teste T), quiquadrado e análise de regressão logística, visando a comparação entre docentes dos cursos de
graduação e dos programas de mestrado e doutorado. A análise dos dados concluiu que dos docentes pesquisados, 39,4% dos docentes da graduação e 28,6% do mestrado apresentaram um quadro de estresse; que 16,4% dos docentes registram alto índice de exaustão emocional e outros 23% com médio índice; 19,7% registram alto e 39,3% médio índice de despersonalização. Além disso, verificou-se que estar passando por roblemas familiares aumenta em 4,75 vezes a chance de ter estresse e quanto menor o tempo de serviço, maior o nível de estresse. Ter estresse aumenta em 20,17 vezes a chance de ter exaustão emocional. Um dado bastante relevante de nossa pesquisa é o fato de que ser docente de mestrado/doutorado aumenta em 7,19 vezes a chance de ter exaustão emocional.

ABSTRACT: The objective of this research is to describe the level of burnout and estresse in undergraduate and master/doctorate teachers of a higher ducation institution in south of Brazil. Therefore, it was chosen as specific objectives: to compare the estresse and burnout level of undergraduate
and master/doctorate teachers; and analyze the predictors of estresse and burnout. The research was conducted with 61 professors, being 33 undergraduate teachers and 28 master and doctorate’s professors, of both sexes. The applied questionnaire contained questions about: sociodemographic data, physical activity practice, leisure activities, history of illness and severity, history of family illnesses and medication use. Maslach Burnout Inventory (MBI) and Lipp Estresse Symptom Inventory (ISSL) were also applied. The data were analyzed using descriptive and inferential statistics, through the mean difference tests (T test), chi-square and logistic regression analysis, aiming at comparing undergraduate and master/doctorate programs teachers. Data analysis concluded that 39.4% of undergraduate teachers and 28.6% of master and doctorate’s teachers resented estresse; whereas 16.4% of teachers have a high rate of emotional exhaustion and another 23% have a medium rate; 19.7% registered high and 39.3% average depersonalization index. In addition, it has been found that experiencing family problems increases the chance of estresse by 4.75 times and the shorter the length of service, the higher the level of estresse. Having estresse increases the chance of emotional exhaustion by 20.17 times. A very relevant data of our research is the fact that being a aster/doctorate teacher increases the chance of emotional exhaustion by 7.19 times.

Orientadora: Maria Cristina Antunes

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