RESUMO: Partindo de um estudo histórico, a bolsa é parte do cotidiano de mulheres há muito tempo e atualmente é essencial, principalmente, para o transporte de itens pessoais e profissionais em seu dia a dia. Apesar de serem muitos modelos presentes no mercado, ainda há pouco desenvolvimento sustentável nesse setor, existindo poucas marcas que trabalham com reaproveitamento de materiais, especialmente da indústria moveleira. Sendo esse o objetivo do presente projeto. Partindo de estudos e análises, nota-se o desperdício de matéria-prima (couro e madeira) que ocorre diariamente e a aceitação do público-alvo para o uso desses resíduos, possibilitando o desenvolvimento de um produto com design exclusivo. Dessa forma, a inspiração da bolsa serão justamente bolsas que simbolizaram suas épocas e se tornaram clássicos, como Chanel 2.55, Birkin e outras que traduzem a necessidade de produzir algo alinhado ao tempo atual, mas que seja atemporal. Para isso utilizam-se algumas metodologias, tendo como principal a de Baxter (2011) e auxiliares Pazmino (2015), Lobach (2001) e Bonsiepe (1986).
ABSTRACT: Looking to the history, the purse has been part of women’s daily lives for a long time and actually is a essential thing, mainly for transporting personal and professional items in your daily life. Despite being many models present on the industry, there is still little sustainable development in this sector, few brands work with recycling of materials, especially in the forniture industry. Being the objective of this project. Based on studies and analysis, we notice the waste of raw material (leather and wood) occurs every day and the acceptance of the target audience for the use this waste, enable the product’s development with a exclusive design. Consequently, the inspiration for the purse will be precisely purses that symbolize your era and become classics, as Chanel 2.55, Birkin and others that reflect the necessity to produce something aligned with the current time, but being timeless. Therefore, some methodologies are used, like the principal Baxter (2011) and aids Pazmino (2015), Lobach (2001) e Bonsiepe (1986).
ORIENTADORA: Eunice Lopez Valente