RESUMO: A bolsa é um acessório indispensável no dia a dia de milhares de mulheres em todo o mundo. Apresentam-se em diversos modelos, cores, tamanhos, materiais, porém torna-se uma tarefa inovadora encontrá-las com um design voltado à sustentabilidade. Tendo em vista o reaproveitamento de resíduos e as necessidades do público feminino sobre o uso desse acessório, o presente projeto, reunido à revisão bibliográfica, expõe resultados de um estudo quantitativo. Nesse estudo, aplica-se um questionário, para 110 mulheres, acima de 30 anos, nos estados de Santa Catarina e Paraná. Posteriormente, nota-se, como resultado, que as mulheres buscam bolsas prezando pela praticidade e segurança na hora do uso. Verifica-se a aceitação do público feminino com relação à inserção de materiais diferenciados, provenientes do reaproveitamento de resíduos de indústrias têxteis (jeans) e de serrarias (pó de serra). Com o resultado do estudo quantitativo juntado à fundamentação teórica e aos materiais e métodos de pesquisa, direciona-se esse popular acessório a um design inovador. Os produtos deste projeto são inspirados na coleção Origami 132.5 de Issey Miyake, foram confeccionadas três bolsas, com design minimalista e formas geométricas. Como base teórica, utiliza-se a metodologia de Baxter (2000) e como fontes auxiliares Pazmino (2015) e Löbach (2001). Pertinentes ao tema sustentabilidade, Fletcher; Grose (2011) e Gwilt (2014).
Orientadora: Eunice Lopez Valente