TCC On-line Psicologia - Bacharelado A RELAÇÃO ENTRE ABUSO SEXUAL E A MEMÓRIA EPISÓDICA E OPERACIONAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A RELAÇÃO ENTRE ABUSO SEXUAL E A MEMÓRIA EPISÓDICA E OPERACIONAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo central realizar uma discussão sobre os impactos do abuso sexual sobre as crianças e adolescentes e suas consequências em relação à memória episódica e memória operacional. O abuso sexual contra crianças e adolescentes é considerado um fator de risco para o desenvolvimento, devido às severas sequelas cognitivas, emocionais e comportamentais relacionadas à sua ocorrência, podendo seu impacto envolver efeitos a curto e longo prazo e estender-se até a idade adulta. A pesquisa contou com a participação de 18 indivíduos que possuem relato de abuso, sendo crianças e adolescentes que participam de atendimento especializado em instituição social e outro grupo de 18 crianças e adolescentes oriundas de Ong’s, totalizando 36 participantes. O método utilizado para a pesquisa foi a aplicação do Questionário Socioeconômico e Testes Neuropsicológicos para validação das informações coletadas. O Teste Figuras Complexas de Rey (FCR), foi usado como teste referência para investigação da memória episódica e o teste Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC IV) com seus respectivos subtestes: Dígitos, Sequência de Números e Letras e Aritmética, como complemento para averiguação da memória operacional e complemento do Teste FCR. A partir da testagem, notou-se que não ocorreu diferença significativa em relação à memória episódica (Total cópia FCR com relato de abuso p 0,526 sem relato p 0,527 e Total memória FCR com relato de abuso p 0,309 sem relato 0,309) e memória operacional (indivíduos com relato de abuso p 0,054 e sem relato p 0,055) de crianças e adolescentes que relatam terem sofrido abuso sexual para as que não relatam, concluindo assim a partir dos artigos consultados e da testagem que o abuso sexual sem Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT) não deixa significativos agravos na memória operacional e episódica do indivíduo que sofreu esse tipo de maus tratos.

ABSTRACT: The main objective of this research was to discuss the impacts of sexual abuse on children and adolescents and their consequences in relation to episodic memory and operational memory. Sexual abuse of children and adolescents is considered a risk factor for development due to the severe cognitive, emotional and behavioral sequelae related to its occurrence, and its impact may involve short- and long-term effects and may extend into adulthood. The study had the participation of 18 individuals who report abuse, being children and adolescents who participate in specialized care in social institution and another group of
18 children and adolescents from NGOs for complementary school studies, totaling 36 participants. The method used for the research was the application of the Socioeconomic Questionnaire and Neuropsychological Tests to validate the information collected. The FCR test was used as a reference test for investigation of episodic memory and the Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC IV) with its respective subtests: Digits, Sequence of Numbers and Letters and Arithmetic, as a complement to investigation of the operational memory and complement of the FCR Test. From the test, it was observed that there was no significant difference in relation to the episodic memory (Total copy FCR with abuse report p 0.526 without report p 0.527 and Total memory FCR with abuse report p 0.309 without report 0.309) and operational memory individuals with reports of abuse p 0.054 and no report 0.055) of children and adolescents who report having been sexually abused for those who do not report, thus concluding from the articles consulted and the testing that sexual abuse without Post Traumatic Stress Disorder (PTSD) does not leave significant repercussions on the operational and episodic memory of the individual who has suffered such maltreatment.

Orientadora: Maria da Graça Saldanha Padilha

Related Post

ESTUDO DE VALIDADE CONVERGENTE DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE MEMÓRIA E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE PISTAS SELETIVAS – MAPSESTUDO DE VALIDADE CONVERGENTE DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE MEMÓRIA E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE PISTAS SELETIVAS – MAPS

RESUMO: Tem-se constatado o aumento significativo da população idosa, econsequentemente, observa-se maior incidência de doenças que acometem essa faixa etária, principalmente as síndromes demenciais como a doença de Alzheimer. No