TCC On-line Psicologia - Bacharelado A RESERVA COGNITIVA E A DOENÇA DE ALZHEIMER

A RESERVA COGNITIVA E A DOENÇA DE ALZHEIMER

RESUMO: A Reserva Cognitiva está relacionada à capacidade que a pessoa tem de permanecer com alterações cerebrais sem apresentar sintomas clínicos. Estudos apontam que a Reserva Cognitiva estaria relacionada ao nível intelectual e de ocupação do indivíduo e que funcionaria como proteção à manifestação de danos cerebrais em casos de demência como a Doença de Alzheimer. Esta pesquisa teve como objetivos: (a) Avaliar a correlação entre nível de escolarização, atividade profissional e funções de memória em idosos; (b) Verificar se a variação entre ocupação profissional, intelectual, braçal e mecânica, exercida pelo indivíduo no percurso da vida profissional, indicariam menor risco de sintomas clínicos de demências; (c) Analisar se as atividades relacionadas à arte seriam capazes de gerar Reserva cognitiva similar àquela gerada pela escolarização. Os resultados da pesquisa apontaram que a variação da atividade profissional e o nível de escolarização são fatores importantes e contribuem para a formação da Reserva Cognitiva, no entanto, isoladamente, não são fatores determinantes para a conservação da memória. Os idosos que se mantiveram ativos e envolvidos em atividades de lazer, apresentaram desempenho superior na conservação da memória.

ABSTRACT: The Cognitive Reserve is related to the person’s ability to remain with brain changes without clinical symptoms. Studies indicate that the Cognitive Reserve would be related to the individual’s intellectual and occupational level and would act as protection against the manifestation of brain damage in cases of dementia such as Alzheimer’s Disease. The objective of this research was: (a) To evaluate the correlation between level of schooling, professional activity and memory functions in the elderly; (b) Verify that the variation between professional, intellectual, manual and mechanical occupation exercised by the individual in the course of their professional life, would indicate a lower risk of clinical symptoms of dementias; (c) Analyze whether art-related activities would be able to generate cognitive reserve similar to that generated by schooling. The results of the research pointed out that the variation of the professional activity and the schooling level are important factors and contribute to the formation of the Cognitive Reserve, however, they are not determinant factors for the memory conservation. The elderly who remained active and involved in leisure activities, presented superior performance in memory conservation.

Orientador: Everton Adriano Morais

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