TCC On-line Arquitetura e Urbanismo CASA DE REPOUSO E CENTRO DIA PARA IDOSOS EM CURITIBA

CASA DE REPOUSO E CENTRO DIA PARA IDOSOS EM CURITIBA

RESUMO: Com o envelhecimento da população, o olhar para a população idosa e o envelhecimento em si tem mudado, principalmente com o advento do conceito de envelhecimento ativo. O idoso agora, já não é necessariamente, uma pessoa completamente dependente de cuidados, muitas vezes, necessita apenas de relações sociais constantes, de propósito para a vida, atividade física, e de algum auxílio caso haja uma emergência.
Para isso, o conceito, Ikigai, caiu como uma luva, pois se trata de uma filosofia adotada em um vilarejo na ilha de Okinawa, no Japão, cujos habitantes são conhecidos pela sua longevidade. Ela consiste em sete pilares: vida em comunidade, vida ativa, alimentação natural, propósito, autoconhecimento, conexão com a natureza e simplicidade.
O terreno escolhido, bem como a organização do projeto em um nico pavimento, com o uso majoritário de rampas para transição entre níveis, proporcionou que a independência do usuário fosse fomentada. Os materiais escolhidos, principalmente a madeira, e a volumetria em si, trouxeram simplicidade e aconchego ao projeto. Por fim, a escolha do programa e a organização dele no terreno, de forma a abraçar o bosque nele inserido, fomentaram todos os pilares citados por completo, ressaltando a conexão com o meio natural.
Tendo tudo isso em vista, o objetivo do projeto apresentado é oferecer um espaço que proporcione todo o apoio ao usuário, sem interferir na sua independência, ele residindo ou não na instituição.

Orientadora: Veridiana D. Taborda

Related Post