RESUMO: A moda é uma ferramenta de expressão, utilizada para a construção de uma identidade corporizada. O homem LGBTQIA+ é um nicho de mercado crescente, que busca se expressar visualmente por meio da indumentária, porém tem dificuldade em encontrar peças que atendam suas necessidades estéticas e ergonômicas. A partir desta premissa, este projeto tem como objetivo criar peças que supram essa demanda, com visual andrógino, adaptadas ao corpo masculino de biotipo tradicional e voltadas ao público com vida social noturna ativa. Por meio de estudos, foi possível compreender a construção da masculinidade e da feminidade e seus símbolos, em um ponto de vista tradicional da sociedade patriarcal, a fim de ressignificar e subvertê-los, criando um padrão, mais incluso, do ser masculino. Com embasamento nas metodologias de Pazmino (2015) e Löbach (2001). A partir disso, conclui-se que os resultados foram alcançados, suprindo as necessidades destes homens, promovendo o aumento da autoestima e confiança de seus usuários.
ABSTRACT: Fashion is a tool of expression, used to build an embodied identity. The LGBTQIA+ man is a growing niche market, who seeks to express himself visually through clothing, but has difficulty finding pieces that meet his aesthetic and ergonomic needs. Based on this, this project aims to create pieces that meet these needs, with an androgynous look, adapted to the male body of a traditional biotype and aimed at the public with an active nightlife. Through studies, the construction of masculinity and femininity and their symbols is understood, in a traditional point of view, the patriarchal society, to re-signify and subvert them, creating a new, more inclusive standard of being male. Based on the methodologies of Pazmino (2015) and Löbach (2001). From this, this research presents positive results to the needs of these men, promoting the increase of self-esteem and confidence of its users.
ORIENTADORA: Georgia Miroslau Galli Natal