RESUMO: A terceira idade é um nicho de mercado que cresce a cada dia no Brasil, e ainda são escassos os números de produtos destinados a eles, principalmente na moda. Diante disso, foi levantado o seguinte problema: a moda pode contribuir para o bem-estar, aumentando a autoestima e a qualidade de vida da mulher na terceira idade? Com isso, o objetivo do projeto é solucionar essa e outras questões, explorando os campos da criação de produto de moda, com foco na modelagem ergonômica e na modernidade, utilizando como inspiração a obra Heydar Aliyev Centre, da arquiteta Zaha Hadid. O projeto seguiu a metodologia de Baxter (2011), Löbach (2001) e Pazmino (2015), e teve como principais dados para o estudo quantitativo o levantamento bibliográfico, o questionário de público-alvo e medições de 100 mulheres com idade entre 60 e 70 anos, que contribuíram para o desenvolvimento de uma tabela de medidas piloto. Com o resultado do projeto, foram confeccionadas cinco peças com bom caimento, modernidade e modelagem adequada ao corpo.
ABSTRACT: Third age is a niche which has been growing daily in Brazil, and the number of products destined to them is still scarce, mainly in fashion. Considering this, the following problem was raised: can fashion contribute to elderly women’s well-being, elevating their self-esteem and quality of life? That said, the purpose of this project is to solve this and other matters, exploring the fashion products’ creation fields, focusing on ergonomic modeling and modernism, utilizing architect Zaha Hadid’s work Heydar Aliyev Centre. The project followed Baxter’s (2011), Löbach’s (2001) and Pazmino’s (2015) methodology, and had as key study data a bibliographic survey, an audience questionnaire and the measurement of 100 women aged 60 to 70 years old, which contributed to the developing of a pilot measurement chart. With the project’s results, five good trim, modern and body-appropriate modeling pieces were made.
ORIENTADORA: Eunice Lopez Valente