RESUMO: O Transtorno de Espectro Autista, conhecido popularmente como “autismo”, é caracterizado por déficits na comunicação, na interação social e nas modificações comportamentais, que trazem consequências no desenvolvimento e funcionamento do sujeito. Os autistas têm os mesmos direitos de pessoas com deficiência (PCD), principalmente quando se trata de inclusão em sala de aula. Para isso, existem políticas públicas e leis que garantem e reforçam esses direitos. A inclusão do aluno com TEA exige, muitas vezes, mudança na instituição educacional, incluindo os professores e a comunidade pedagógica, para que esse aluno seja recebido e tenha um ensino-aprendizagem de qualidade. O objetivo da pesquisa é apresentar as dificuldades que os professores enfrentam com os alunos autistas e averiguar se estão preparados para identificar alunos diagnosticados autistas, se há busca por cursos extracurriculares e preparatórios para capacitar o docente ao melhor entendimento das necessidades dos alunos autistas. No campo da educação inclusiva foi realizada uma revisão bibliográfica em artigos científicos e livros conforme autores da área. A metodologia teve como base um estudo empírico, sendo uma pesquisa quantitativa, com questionário on-line disponibilizado para professores e divulgado nas redes sociais. Os resultados obtidos foram de cento e oitenta e uma (181) respostas de quatro regiões do Brasil, filtrando apenas os participantes professores (76,25%) da região sul (88,40%). Conclui-se que os professores precisam de preparo para trabalhar com autistas, pois formação na graduação não é suficiente para trabalhar com este público sendo preciso uma busca aprofundada em cursos extracurriculares, especialização e atualização frequente do tema.
ABSTRACT: Autistic Spectrum Disorder, popularly known as “autism”, is characterized by deficits in communication, social interaction and behavioral changes, which have consequences on the development and functioning of the subject. Autistic people have the same rights as people with disabilities (PCD), especially when it comes to inclusion in the classroom, so there are public policies and laws that guarantee and enforce those rights. The inclusion of a student with ASD often requires a change in the educational institution, including teachers and the pedagogical community, in order for this student to be received and have quality to learn and to be taught. The objective survey was to present the difficulties that teachers face in the classroom and to verify if they are prepared to work with autistic diagnosed students and whether there is a search for extracurricular and preparatory courses to enable teachers to better understand the needs of autistic students. In the field of inclusive education, a bibliographic review of scientific articles and books according to the authors of the area was conducted. The methodology used was based on an empirical study, being a survey with online questionnaire for eachers. The results were one hundred and eighty-one (181) answers from four of the five regions of Brazil, with only the participating teachers (76.25%) from the southern region (88.40%). It is concluded that teachers need to be prepared to work with autistic people, undergraduate training is not enough to work with this public and the in-depth search such as extracurricular courses, specialization and frequent updating of the subject is necessary
orientadora: Irene Carmem Picone Prestes