TCC On-line Psicologia - Bacharelado REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MULHERES COM OBESIDADE EM RELAÇÃO À SAÚDE E AO PADRÃO ATUAL DE BELEZA

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MULHERES COM OBESIDADE EM RELAÇÃO À SAÚDE E AO PADRÃO ATUAL DE BELEZA

RESUMO: Este estudo aborda as relações entre os padrões de beleza, as Representações Sociais (RS) e as práticas de emagrecimento adotadas por mulheres obesas. Teve como objetivo identificar as RS de beleza e de saúde nas mulheres obesas que querem emagrecer. Trata-se de uma pesquisa na abordagem qualitativa com método descritivo e relacional. Participaram desta pesquisa 15 mulheres maiores de 18 anos, com obesidade. Para a obtenção dos dados foram utilizados entrevistas semiestruturadas e questionários autoaplicáveis. Uma parte das participantes foi contatada através da técnica “Bola de neve” e outra abordada aleatoriamente no Campus da Universidade Tuiuti do Paraná. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo segundo Bardin. Obteve como resultado que a mídias têm influencia sobre o desejo de emagrecer e sobre as práticas adotadas para perder peso, assim como as RS de beleza tem associação com a magreza e com os cuidados estéticos. A principal influência para a busca do emagrecimento é o meio social e as relações sociais, seja com seus parceiros, família ou amigos, sendo que as RS das participantes em relação à saúde e a beleza se relacionam constantemente, gerando comportamentos representacionais.

ABSTRACT: This study addresses the relationships between beauty standards, Social Representations (SR) and weight loss practices adopted by obese women. It aimed to identify the RS of beauty and health in obese women who want to lose weight. It is a qualitative research with a escriptive and relational method. Fifteen women over 18 years old, with obesity, participated in this study. To obtain the data, semi-structured interviews and self-administered questionnaires were used. One part of the participants was contacted through the technique “Snowball” and
another randomly addressed in the Campus of the Tuiuti University of Paraná. For the analysis of the data, it was used Content Analysis according to Bardin. As a result, the media has influence on the desire to lose weight and on the practices adopted to lose weight, just as the RS of beauty has an association with leanness and aesthetic care. The main influence on
the search for weight loss is the social environment and social relations, be it with their partners, family or friends, and the RS of the participants in relation to health and beauty are constantly related, generating representational behaviors.

Orientadora: Gislei Mocelin Polli

Related Post