TCC On-line Arquitetura e Urbanismo REQUALIFICACAO PARA FACULDADE DE MUSICA E DESIGN

REQUALIFICACAO PARA FACULDADE DE MUSICA E DESIGN

RESUMO: O projeto foi inspirado no conceito da Escola de Arte Bauhaus, que interligou todas as áreas da arte e do design, e que inclusive, um ano antes do projeto realizou 100 anos.
O objetivo foi a requalificação de uma antiga empresa de ônibus, localizada na base norte da Linha Verde, no bairro Atuba, em Curitiba. O projeto foi uma forma de interligar a escala existente no local, basicamente de indústrias e empresas de grande porte ao conjunto de residências com escala reduzida, reduzindo o choque entre escalas e estimulando o bairro a se adaptar e acolher de forma mais convidativa a escala humana e não apenas a escala automotiva, transformando a antiga empresa na primeira Faculdade de Design e Música da capital paranaense, de carácter público-privada, que ofertaria cursos em várias áreas da arte, design, design digital e música, em um só empreendimento.
A construção estava e ainda está abandonada há anos e é alvo de depredação e de moradia irregular. A intenção projetual foi se apropriar de parte da estrutura existente e construir edifícios complementares que são essenciais para o funcionamento adequado de um ambiente escolar, aplicando então o conceito de retrofit – renovação e atualização de edificações, mantendo suas características, buscando o renascimento, para preservação da memória e da história.
O terreno está em um local de fácil acesso à população curitibana, tanto pelo transporte público, fazendo parte de nova linha verde projetada e em execução, quanto pelo individual. Abrange ainda cidades da região metropolitana, como Colombo, Pinhais e Quatro Barras.
Todo o estudo foi baseado nas normativas vigentes da Prefeitura de Curitiba do ano de 2020, seguindo como base a portaria 80/2013 e os projetos originais foram utilizados como base.
A edificação, por estar subtilizada e ser uma referência aos Curitibanos como a antiga rodoviária, foi escolhida como objeto de estudo pois pretendeu-se mostrar a importância do retrofit como mantenedora da identidade cultural, assim como o Design e a música.

Orientador: Leandro Nicoletti Gilioli

Related Post