TCC On-line Psicologia - Bacharelado AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SUICÍDIO PARA ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CURITIBA

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SUICÍDIO PARA ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CURITIBA

RESUMO: O presente estudo buscou compreender as Representações Sociais (RS) do Suicídio entre adolescentes do Ensino Médio de uma Escola Pública de Curitiba, tal como as influências midiáticas sobre a construção dessas RS. A pesquisa foi realizada através do método qualitativo, e orientada pelos pressupostos da Teoria das Representações Sociais. Participaram do estudo 18 adolescentes de ambos os gêneros, e a coleta de dados se deu por meio da formação de grupos focais. O material transcrito foi analisado pelo método de Classificação Hierárquica Descendente com auxílio do programa IRaMuTeQ. Foi possível considerar que as RS dos adolescentes pesquisados giram em torno da relevância das relações interpessoais positivas diante do impacto que as informações sobre o suicídio causam, definindo, majoritariamente, que o estado emocional da pessoa que recebe informações, bem como as relações primordiais de acolhimento, escuta e auxílio se sobressaem ao conteúdo e forma com a qual situações envolvendo suicídio são relatadas pelas mídias. Diante dessas considerações, indicam-se novos estudos nessa área para que possa haver o desenvolvimento e construção de novas perspectivas e um consequente fortalecimento social através da informação, visando à promoção de saúde mental dos adolescentes escolares.

ABSTRACT: The present study sought to understand the Social Representations (RS) of Suicide among high school adolescents of a Public School in Curitiba, as well as the media influences on the construction of these RS. The research was performed through the qualitative method, and guided by the assumptions of the Theory of Social Representations. A total of 18 adolescents of both genders participated in the study, and data collection was done through the formation of focus groups. The transcribed material was analyzed by the Descending Hierarchical Classification method with the aid of the IRaMuTeQ program. It was possible to consider that RS of the adolescents surveyed revolved around the relevance of positive interpersonal relationships to the impact that suicide information causes, mostly defining the emotional state of the person receiving information, as well as the primordial host relationships, listening and assistance stand out for the content and manner in which situations involving suicide are reported by the media. Considering these aspects, new studies in this area are indicated so that there may be the development and construction of new perspectives and a consequent social strengthening through information, aiming at the promotion of mental health of school adolescents.

Orientadora: Gislei Mocelin Polli

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