TCC On-line Psicologia - Bacharelado O PAPEL DA FAMÍLIA NO COMPORTAMENTO INFRACIONAL DE ADOLESCENTES DO SEXO FEMININO

O PAPEL DA FAMÍLIA NO COMPORTAMENTO INFRACIONAL DE ADOLESCENTES DO SEXO FEMININO

RESUMO: Esta pesquisa apresenta um comparativo das práticas parentais e histórico infracional familiar de adolescentes do sexo feminino de escola pública e particular da cidade de Curitiba. Participaram da pesquisa 41 adolescentes de duas escolas públicas e 33 de uma escola particular, que responderam ao Critério de Classificação Econômica Brasil, Inventário de Estilos Parentais (IEP) e o Histórico Infracional de Familiares (HIF). A maioria das participantes de escolas públicas pertencia à classe B2 (29,2%) e as participantes da escola particular pertenciam à classe A (39,39 %). No IEP, os resultados demonstram que na escola a monitoria positiva apresenta uma média de 9,70, enquanto na escola pública a pontuação foi de 8,46. A pontuação do comportamento moral da escola particular foi de 8,5, e na escola pública de 7,3. No HIF, os resultados apontam que os tios são os que mais apresentam infrações (2,26), seguido dos primos (1,88), pai (1,11), irmãos (0,47), avô (0,42), mãe (0,24), padrasto (0,15), avó (0,03) e madrasta (0,00). Na análise de correlação, foi observada uma correlação positiva entre as infrações cometidas pelas adolescentes e as infrações do pai (p<0,01) e da mãe (p<0,01), sugerindo que, para essa amostra, quanto maior o número de infrações cometidas pelos pais, maior a probabilidade das adolescentes cometerem infrações. Esses dados confirmam que a relação familiar se apresenta como o principal preditor para os comportamentos infracionais, independente da escola das adolescentes.

ABSTRACT: This research presents a comparison of the parental practices and family record of offenses among female adolescents of public and private schools in the city of Curitiba. A total of 41 adolescents from two public schools and 33 from a private school answered the Brazilian Economic Classification Criterion, the Parental Style Inventory (IEP) and the Familial Offenses Record (HIF). Regarding the socioeconomic level, the majority of participants in group A (public school) belongs to class B2 (29.2%), and group B (private school) to class A (39.39%). In the IEP, the results show that in the private school the positive monitoring presents an average of 9.7, while in the public school the score was 8.46. In moral behavior, the score of the private school was 8.5, and in the public school of 7.3. In the HIF, the results indicate that the uncles are the ones with the most infractions (2.26), followed by cousins (1.88), father (1.11), siblings (0.47), grandfathers (0.42), mother (0.24), stepfather (0.15),
grandmother (0.03) and stepmother (0.00). In the correlation analysis, a positive correlation was observed with the infractions committed by the adolescents and the infractions of the father (p<.01) and the mother (p<.01), suggesting that, for this sample, the greater the number of infractions committed by the parents, the greater the likelihood of the adolescents committing infractions. These data confirm that the family relationship presents as the main predictor for the offenses, independent of the adolescent school.

Orientador: Sidnei Rinaldo Priolo Filho

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